segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resenha - Cidade das Cinzas

Oi galera, como vocês estão? Bem, cá estou eu fazendo a resenha de Cidade das Cinzas. Essa resenha era da Raquel, na verdade, mas ela acabou com o meu Jace na resenha de Cidade dos Ossos, então eu corri pra resenhar esse livro antes que ela tivesse a chance, por que eu estou inegavelmente viciada nessa série.



Pra quem não sabe, ou não se lembra, Cidade das Cinzas é o segundo livro da série Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, lançado aqui no Brasil pela Galera Record - a mesma editora dos livros da Meg Cabot.
Bom, CdC começa bem no ponto em que Cidade dos Ossos havia parado - o último livro havia terminado um pouco depois de Clare e Jace descobrirem que são irmãos. A descoberta gera um afastamento dos dois (e uma frustração incontestável nos leitores), mas a paixão entre eles é inegável. Mesmo claramente apaixonada por Jace, Clare se aproxima de Simon, seu melhor amigo de longa data, que acaba virando um "algo mais" neste livro, coisa que eu detestei, porque odeio Simon e cheguei a comentar com a Quel que ele poderia morrer. Coisa que, capítulos depois, aconteceu mesmo, de certa forma; o que eu achei genial da parte da autora, aliás. Ela quis tentar fazer Simon se incluir neste mundo a que ele não pertencia até então e conseguiu. Mesmo assim, que fique bem claro: ainda o acho um pé-no-saco; só que agora, um pé no saco que faz parte de tudo. Outra coisa que achei genial também, foi o "dom" da Clary, nossa protagonista. No primeiro livro, eu a achei muito sem sal - muito "Bella Swan", se é que me entendem - no meio de todos esses Caçadores de Sombras, muito deslocada, até que nesse livro ela, literalmente, salvou todo mundo - de um jeito que eu, particularmente, amei. A evolução dela do primeiro livro para este é incontestável, ela ficou bem mais corajosa e destemida neste e até passou a usar uma estela!
E, é claro, não posso terminar essa resenha sem falar de outros personagens que tiveram participação importante neste livro: Alec e Magnus Bane conseguiram se fazer importantes na trama de Cidade das Cinzas e Luke, com seu jeito protetor e até paternal, eu diria, teve sua parcela importância neste livro. E há, obviamente, Jace, que não deixou de ser nosso garoto destemido, mesmo depois de todos os maus bocados que passou durante o decorrer do livro.
O livro terminou gritando por continuação e cá estou terminando essa resenha e indo atrás de Cidade de Vidro, porque mal posso esperar para lê-lo. A série é viciante, a autora tem uma criatividade indiscutível e conseguiu criar um mundo realmente fascinante. Por essas e outras, dou quatro estrelas para Clary e seus amigos Caçadores de Sombras.

Até logo!

4 comentários:

  1. Concordo com tudo o que a Thatha disse. E meu ponto de vista sobre o Jace mudou =33 GATENHO, VEM PRA MAMÃE ;xx
    Simon é um retardado, com todo o respeito ¬¬ u.u
    Estou adorando a série *-*
    ;***

    ResponderExcluir
  2. Supera, Raquel, o Jace é meu agora. KKKKKKK Não gostou no primeiro livro, agora já catei ele pra mim. U_U KKKK

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' XITO U_U

    ResponderExcluir
  4. AMEI ! CdC é o melhor livro *------*

    ResponderExcluir